top of page

A comunidade LGBTQIAP+ no mercado de trabalho; homofobia velada


(Valor Investe - Globo)


Desde junho de 2019, o Supremo Tribunal Federal permitiu a criminalização da homofobia e transfobia dentro ou fora do local de trabalho. Apesar deste decreto nacional governamental, a comunidade LGBTQIAP+ ainda é frequentemente discriminada, não só mas principalmente, nesses ambientes. 


O G1 realizou uma pesquisa, na qual foi constatado que 38% das empresas existentes no Brasil não contratariam pessoas LGBTQIAP+, e quando são contratados 41% dos funcionários afirmam já terem sofrido algum tipo de preconceito em razão de sua orientação sexual ou identidade de gênero no ambiente de trabalho.


Mesmo com uma melhora significativa do aumento da conscientização social, muitas pessoas ainda enfrentam obstáculos, tendo maior incidência com gays e transsexuais. Essa atitude das empresas resulta na perda de pessoas extremamente qualificadas que agregariam positivamente na equipe. 


A inclusão das pessoas LGBT’s precisa ser abordada e explicada para que os gestores possam compreender a diferença entre diversidade e inclusão, visto que a diversidade se enquadra em ampla variedade de colaboradores enquanto a inclusão se faz necessária para o tratamento igualitário de todos, visando um ambiente acolhedor e diverso para melhor desempenho dos funcionários. 


71 visualizações1 comentário

1件のコメント


Matheus Nascimento Santos
Matheus Nascimento Santos
4月18日

Os números são chocantes! Obrigado pelo compilado.

いいね!
bottom of page