top of page

VOTOS NULOS E BRANCOS: As sequelas da crise representativa da política nas eleições

No último dia 6 de outubro, a secretária de Comunicação Social do TRE-SP falou sobre impactos de votos nulos e brancos nas eleições de 2022, em entrevista coletiva concedida a estudantes de jornalismo da FAPCOM


Por: Camilly Nascimento e Maria Clara Costa

(Foto: Reprodução)


No último dia 6 de outubro, estudantes do curso de jornalismo da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), realizaram uma entrevista coletiva na sede do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral), que contou com a participação de Eliana Passarelli, secretária de Comunicação Social da entidade. A entrevista, que teve como foco a atuação da Justiça Eleitoral nas Eleições 2022, esclareceu o impacto dos votos nulos e brancos no resultado da apuração das urnas.


No ano de 2022, segundo dados divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o percentual de votos não partidários teve uma considerável redução se comparado às eleições de 2018, porém o número de eleitores que se abstiveram ainda foi maior que o das eleições anteriores.


Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, em linhas gerais, votos brancos e nulos são considerados inválidos, ou seja, são descartados na pontuação dos resultados. No primeiro turno, a porcentagem desses votos é a menor desde 1994, foram 5,4 milhões, o que equivale a 4,41% do total.


De acordo com Passarelli, o compromisso da Justiça Eleitoral é manter a integridade e respeito diante dos cidadãos e compreender sua opção de escolha, mas sempre incentivando a seleção de um representante político. "Temos falado em nossas campanhas para as pessoas escolherem seus candidatos e da importância da eleição para a democracia do país, porque são nossos representantes. Se você não escolher, as outras pessoas vão tomar decisões por todos nós.”


A fala de Passarelli reafirma que o conhecimento do processo eleitoral brasileiro e de sua transparência e segurança das urnas levam confiança à população e demonstram o peso que cada voto tem em meio a um ato tão essencial para a democracia.


10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page