top of page
Foto do escritorportalentrefocos

Alunos da FAPCOM promovem evento de doação de sangue

Atualizado: 6 de nov.

Foram arrecadadas 63 bolsas para alimentar o banco do Hemocentro São Lucas, na capital paulista

Por Yasmin Vitória

Especial para o EntreFocos

A ação faz parte da disciplina de Extensão da turma de Publicidade e Propaganda | Priscila Gonzales

Nesta segunda-feira (28), alunos do segundo semestre de Publicidade e Propaganda da FAPCOM (Faculdade Paulus de Comunicação) promoveram o evento Cada Gota Conta em conjunto com o Hemocentro São Lucas. Ao todo, foram arrecadadas 63 bolsas de sangue que devem atender pacientes de São Paulo.

A ação faz parte da disciplina de extensão da turma, coordenada pela professora Amanda Generozo, e incentivou alunos, professores, funcionários e até convidados externos a doarem. A ação ocorreu após uma triagem feita pelos enfermeiros do hemocentro e os doadores concorreram a duas cestas organizadas pelos alunos e por patrocinadores do evento.

“Foi minha primeira vez doando sangue, estava tudo muito organizado, as pessoas foram super tranquilas, principalmente os enfermeiros, foram super queridos sempre perguntando se estava tudo bem. E ainda deram lanchinhos com direito a brigadeiro e brindes, o que tornou a experiência ainda mais legal”, contou Bianca Hirakawa, aluna do terceiro semestre de Jornalismo.

Alunos dos dois períodos - matutino e noturno - trabalharam em conjunto para que a ação acontecesse, todos os envolvidos se dividiram em departamentos de acordo com as habilidades de cada um, assim como uma empresa real.

Segundo a estudante Amanda Monteiro, aluna do período noturno e uma das organizadoras da ação, as vagas para a doação de sangue se esgotaram em 24h, a partir de estratégias de divulgação como a ativação que realizaram na faculdade durante o intervalo. "Nosso resultado foi plenamente satisfatório, desde o início até o fim do evento. Estou muito orgulhosa de todo o nosso trabalho e ansiosa para o próximo desafio."

A aluna Maria Clara Nascimento atuou como gerente de uma das agências e afirmou que o desafio de lidar com as pessoas em um evento que propõe salvas vidas agregou valor na sua vida pessoal e profissional. "Aprendi que gerenciar um projeto tão grande é mais difícil do que parece. Erramos e acertamos com a ajuda de mais de 60 alunos, que colaboraram como puderam. Sem dúvidas, saí uma pessoa diferente, melhor do que entrei", comentou.

Na avaliação do estudante Marcos Pitarello, também responsável pela equipe que organizou o projeto, o processo foi enriquecedor e ajudou a turma na organização e espírito de liderança, além de permitir um trabalho alinhado. "A principal missão do projeto foi conscientizar sobre a importância da doação de sangue. Foi uma experiência desafiadora e uma das maiores dificuldades foi lidar com a logística e o engajamento, mas, ao mesmo tempo, essas questões também representam os maiores aprendizados."

A coordenadora do curso explica que o Cada Gota Conta é um projeto complexo do ponto de vista de planejamento e realização, já que envolve mais de 60 alunos integrados ao propósito da comunicação, de produção e gestão de conteúdo para as redes sociais até a organização de evento. "Foi a primeira vez que os alunos de segundo semestre trabalharam com um cliente e uma meta real. O resultado foi o impacto social, o Hemocentro São Lucas cadastrou cerca de 70 doares e a coleta de sangue foi realizada durante todo o dia", relatou a professora Amanda.

Confira mais sobre a ação Cada Gota Conta:


Comitê de eventos do curso de Jornalismo Supervisão: Profa. Rita Donato

23 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page