Apesar da manifestação de moradores, obras de túnel na Vila Mariana continuam
- Sofia Magalhães e Monise Souza
- 9 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de out. de 2024
Projeto, que saiu do papel em período eleitoral, já foi paralisado pelo Ministério Público e custa R$ 531 milhões

Mesmo após manifestação realizada por moradores do bairro da Vila Mariana, em São Paulo, contra a construção do túnel Sena Madureira, a Prefeitura segue com o cronograma de obras do complexo viário. A construção do túnel foi retomada nas vésperas das eleições municipais, após 13 anos engavetadas, e gerou insatisfação em grande parte dos habitantes da região. O custo total do projeto foi avaliado pela Administração Municipal e pela CET (Companhia de Engenharia do Tráfego) em R$ 531 milhões.
Figuras políticas, como o vereador Nabil Bonduki, seguem movimentando as manifestações por meio das redes sociais em defesa da paralisação das obras do túnel. A comunidade também solicita a suspensão e alegam possíveis impactos negativos da construção.
Os moradores relataram que não houve uma consulta pública sobre o assunto e que além da possibilidade de desalojamento de algumas famílias, o meio ambiente vai ser muito impactado. Segundo a Prefeitura de São Paulo, o projeto trará consequências positivas em diferentes aspectos, porém na construção, mais de 320 árvores devem ser derrubadas, inclusive de espécies antigas e que integram a Mata Atlântica.
No último ato realizado em 1º de outubro, um grupo de cerca de 150 pessoas se encontrou na subprefeitura de Vila Mariana para uma reunião com representantes da Secretaria dos Transportes da Prefeitura, a pedido do prefeito Ricardo Nunes (MDB). O encontro foi desmarcado em cima da hora e os manifestantes bloquearam a avenida Sena Madureira, denunciando os impactos sociais e ambientais da obra.
Em nota, a CET afirma que o túnel terá início na rua Sena Madureira e passará sob a rua Domingos de Morais, com cerca de 500 metros de extensão, cruzando a rua Maurício Francisco Klabin, em uma área onde há nascente e a comunidade da Souza Ramos.
Comments