top of page

Após disseminação de fake news, Springfield reforça segurança

Atualizado: há 3 horas

Declarações feitas no último debate geram inseguranças em múltiplas comunidades


Ex-presidente Donald Trump durante debate do dia (10), na ABC News | Foto: CNN Brasil

Na manhã desta terça-feira (17), a cidade de Springfield, no estado de Ohio, amanheceu sob ameaças de atentados terroristas. O episódio ocorreu após o candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicanos), declarar que imigrantes haitianos estão comendo cães e gatos dos moradores. A fake news foi divulgada no debate do último dia 10, e desmentida imediatamente pelo mediador e pelo prefeito da cidade, Rob Rue. Ainda assim, foram necessárias medidas de segurança em escolas, faculdades e hospitais. 


Durante a última semana, a cidade recebeu ao todo 33 ameaças de bomba. O que fez o governo local tomar medidas anti-terrorismo. Não é a primeira vez que Trump imputa inverdades à comunidade haitiana. Recentemente, a campanha do ex-presidente divulgou que um menino de 11 anos teria sido morto por um imigrante haitiano a caminho da escola, quando, na verdade, ele foi vítima de um acidente de trânsito entre um ônibus escolar e um carro de imigrante haitiano.


O episódio refletiu diretamente no pai do garoto, que lamenta que a morte do filho esteja sendo usada como um motivo para propagar ódio para a comunidade. Foi pedido para Trump e sua chapa que parem de explorar a morte da criança para fins políticos. Diante das ameaças, os haitianos afirmam “somos boas pessoas”.


19 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page