Em mais uma edição do Projeto Aurora da FAPCOM, especialista comentou sobre a filosofia, psicologia e teologia por trás das reflexões do filósofo medieval
Por Manu Bertoloni Especial para o EntreFocos
Nesta terça-feira (08), o professor da Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM), Dr. Pedro Monticelli, marcou presença em mais uma edição do Projeto Aurora. Desta vez, para introduzir aos participantes do curso livre o significado das paixões da alma para o filósofo Tomás de Aquino.
“A proposta do professor Pedro de apresentar as paixões da alma em Tomás de Aquino é um convite para pensar a questão antropológica do ser humano, valorizando o aspecto psíquico”, comentou Rafael Rodrigues Barbosa, responsável pela Pastoral Universitária da FAPCOM.
Durante o evento, Monticelli transportou o público para o entendimento do que é paixão e alma para Tomás de Aquino, dividindo a alma como partes do corpo e refletindo dentro de um pensamento teológico e psicológico sobre o estudo das onze paixões da alma. “Algo análogo acontece na alma, na psique (princípio da vida), assim como o corpo tem suas partes, a alma tem suas partes”, explicou o professor.
Dentro do estudo das paixões, Monticelli caracterizou seis delas como “pares básicos”, o amor e ódio, desejo e repulsa, dor e prazer. Dessa forma, esperança, coragem, medo e ira também compõem as onze paixões do estudo de Tomás de Aquino.
“Todas as paixões são neutras, elas simplesmente são, o bem e o mal moral tem haver com o consentimento”, acrescentou Montecelli
REFLEXÕES - O Projeto Aurora teve seu primeiro encontro em 2023. Trata-se de uma colaboração da Pastoral Universitária e do curso de Filosofia da FAPCOM com o objetivo de estabelecer uma aproximação entre o campo da Espiritualidade e a Filosofia.
O próximo evento do Projeto tem data marcada para novembro e será divulgado em breve pelas redes sociais da FAPCOM.
Comitê de eventos do curso de Jornalismo
Supervisão: Profa. Rita Donato
Muito interessante essa palestra, além do tema e suas reflexões! Ótima matéria.