CEO da Ctrl+D fala sobre frameworks e processos criativos na FAPCOM
- portalentrefocos
- 10 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 7 dias
Alexandre Reibaldi esteve presente no primeiro dia de palestras na Semana de Comunicação da faculdade
Por: Ana David, Camila Gama, Marina Luna e Pedro Oliveira

Na última segunda-feira (07), o publicitário e CEO da agência CTRL+D, Alexandre Reibaldi, esteve presente na I Semana de Comunicação da FAPCOM, à frente da oficina “Frameworks para o processo criativo”. A conversa contou com dinâmicas relacionadas à criatividade, abordando assuntos como Design Thinking, criação e desenvolvimento de projetos com auxílio de inteligências artificiais e o passo a passo para a resolução de problemas.
O publicitário trouxe em seu ponto central o conceito de Design Thinking, desmistificando que a metodologia se trata de algo simples. Segundo Reibaldi, “Design é projeto. Design é compromisso. Não é uma coisa que sai do nada”, reforçando que integridade e criatividade andam em conjunto, mesmo que não aparente.
“Qualquer coisa pode ser um projeto — de como vender melhor a pasta de dente, até como salvar a humanidade.” - Alexandre Reibaldi
Reibaldi também apresentou formas diferentes de desenvolver o processo criativo, incentivando os alunos a resolverem problemáticas do cotidiano por meio de frameworks como Golden Circle, Big Idea e Brainstorm. Ao apresentar a dinâmica, Reibaldi afirmou que "criatividade exige liberdade” e ressaltou essa característica como algo natural do ser humano.
Em meio às explicações, o palestrante retratou que a tecnologia e a criatividade são sinônimos, defendendo o uso de IA (Inteligência Artificial) em partes de suas criações. Ele ainda afirmou que “quem não se atualiza, fica para trás”. O especialista explicou que as IAs auxiliam na criação de textos, slides e outras tarefas do processo de trabalho, incentivando que os alunos percam o medo de utilizar as tecnologias para o desenvolvimento de certas atividades.
PROGRAMAÇÃO - As palestras e workshops da I Semana de Comunicação da FAPCOM aconteceram nos dias 7 e 8, na sede da instituição. Nos dois dias, os alunos contaram com seis palestras e mais de 10 oficinas ministradas por comunicadores de diferentes áreas, todas gratuita e abertas ao público.
Comentários