Cerimônia de posse de Macaé Evaristo acontece nesta sexta-feira
- Sofia Magalhães e Monise Souza
- 25 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 1 de out. de 2024
Deputada estadual substitui Silvio Almeida, demitido do cargo após denúncias de assédio sexual

A cerimônia de posse da nova ministra de Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo (PT-MG), vai acontecer na sexta-feira (27), às 11h, no Palácio do Planalto, em Brasília. A ministra havia sido empossada, em ato simbólico, no último dia 11.
A deputada mineira vai substituir o ex-ministro Silvio Almeida, que foi demitido após acusações de assédio contra Anielle Franco.
Desde a nomeação, Macaé tem demitido funcionários do ciclo de confiança de Silvio Almeida. A mais recente foi Luzia Canta, que atuava como ouvidora Nacional de Direitos Humanos. A ideia é que esses cargos sejam ocupados por pessoas de sua confiança, incluindo pessoas ligadas ao movimento negro.
O evento deve contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que voltará ao Brasil após participação na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). Entre os convidados, existe a especulação de que Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, estará presente no evento, além de outras figuras de autoridade.
CONTEXTO - Anielle esteve no centro das denúncias de assédio sexual que levaram à demissão de Silvio Almeida. Segundo relatos da vítima, que foram divulgados após apuração da ONG Me Too Brasil, no dia 5 de setembro, o ex-ministro teria passado a mão entre suas pernas por baixo da mesa enquanto uma reunião sobre combate ao racismo acontecia.
Leia também: Macaé Evaristo assume Ministério de Direitos Humanos após denúncias de assédio contra Silvio Almeida
Comments