Chuva de Meteoros Líridas: entenda o fenômeno que percorreu a atmosfera nesta madrugada
- Ana Brunatti e Maria Eduarda Machado
- há 3 horas
- 1 min de leitura
Evento foi visível em todas as regiões do Brasil, de forma mais nítida em áreas com baixa interferência de luz e poluição
Com Agência Brasil

Por volta das 2h da manhã, na madrugada desta terça-feira (22), as regiões brasileiras presenciaram uma chuva de meteoros Líridas, que tem sido observado desde o dia 14, mas atingiu o ápice recentemente, especialmente em regiões de maior visibilidade devido a baixos índices de poluição atmosférica.
Todos os anos, durante os dias 14 e 30 de abril, ocorre a chuva Lírida da constelação Lyra. Segundo estudos na Nasa, ela acontece quando a terra percorre o rastro de detritos do cometa C/1861 G1 Thatcher, que há muitos anos passou perto do sol, deixando partículas espalhadas pelo espaço, fazendo com que fragmentos atravessem a atmosfera do planeta em alta velocidade e queimem no percurso.
Em entrevista à Agência Brasil, o astrônomo Marcelo de Cicco, sinaliza que a maior atividade da chuva ocorre quando a área onde os meteoros surgem, denominada Radiante de chuva, atinge posição mais elevada no céu. Segundo o especialista, "as melhores condições de observação acontecem na madrugada do dia 22. Em locais escuros, longe das luzes da cidade e com baixa interferência da lua, será possível ver até 18 meteoros por hora. Basta olhar para o quadrante norte, próximo à estrela Vega."
PRÓXIMOS EVENTOS - A conjunção entre Lua, Vênus, Saturno e Mercúrio está prevista para as primeiras horas do dia 25 de abril.
Comments