Corpo de jornalista ucraniana é identificado sete meses após a morte
- Layza Mascarenhas e Angela Celeste
- há 1 dia
- 1 min de leitura
Testes de DNA mostraram que as chances de ser Viktoria são superiores a 99%; testes adicionais estão sendo realizados
Com Agência Reuters

Morta em setembro de 2024, Viktoria Roshchyna teve o corpo identificado pela justiça ucraniana nesta quinta-feira (24). Segundo o gabinete do procurador-geral da Ucrânia, a jornalista apresentava sinais de tortura e maus-tratos e foi descoberta entre os corpos que a Rússia entregou ao país em fevereiro deste ano.
A repórter, que fornecia uma visão da vida sob ocupação russa, por meio de notícias em primeira mão, desapareceu em agosto de 2023 durante uma viagem de reportagem ao leste do território ucraniano controlado pela Rússia. Em outubro de 2024, o Ministério da Defesa russo informou a família de Roshchyna sobre sua morte. No documento enviado, constava que ela foi morta em 19 setembro daquele ano.
"De acordo com os resultados do exame médico forense, numerosos sinais de tortura e maus-tratos foram encontrados no corpo da vítima, em particular, escoriações e hemorragias em várias partes do corpo, e uma costela foi quebrada." - Yurii Bielousov
A causa da morte não foi identificada, no entanto, especialistas forenses ucranianos encontraram sinais de ferimentos e possível tortura, declarou o chefe do departamento de crimes de guerra do procurador-geral da Ucrânia, Yurii Bielousov.
Comments