top of page

Desempenho histórico: Brasil quebra recorde no Mundial Kobe 2024



WALLISON ANDRÉ FORTES - Mundial de Atletismo KOBE 2024, no Kobe Sports Park. Foto: Alessandra Cabral/CPB. Terminou, na última sexta-feira (24), o Mundial de atletismo Kobe 2024, realizado no Japão. O Brasil teve um desempenho acima das expectativas e superou sua melhor campanha em mundiais, como em Lyon 2013. Na classificação geral, ficou em segundo lugar, com a conquista de 19 medalhas de ouro, 12 de prata e 11 de bronze.

Parte importante do desempenho dos atletas vem da preparação, feita antes e durante as competições. Thiago Lourenço,  coordenador do Departamento de Ciência do Esporte no CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), explica como é feito esse suporte para as modalidades: “O atleta chega no nosso departamento, a gente faz a avaliação, transforma em números, e esses números precisam ser revertidos em mudanças de treinamento”. 

O desempenho mostrado em Kobe 2024 reflete as análises feitas pelo departamento, que precisaram se adequar ao fuso horário, alimentação local, avaliação de sono e controle das cargas de treino de cada atleta. Thiago conta como o planejamento resultou em medalhas na competição: “Hoje eu estava nas pistas antes de começar a competição e o treinador falou para mim: ‘É, aquela variação que a gente fez foi no momento certo né?’ Porque, nós fizemos uma avaliação com análise de sangue e eu sugeri para o treinador: ‘olha, tira esse, dá descanso para esse, esse e esse atleta’ e foram os três atletas desse treinador que ganharam as medalhas hoje”.

Os jogos paralímpicos Paris 2024 começam no dia 28 de agosto. Já são mais de 150 atletas classificados para a maior competição do movimento paralímpico. As expectativas brasileiras são altas, como analisa Lourenço: “Nós temos alguns estudos internos, obviamente para fazer as nossas projeções, mas de fato as expectativas são muito boas, entre as 10 potências do mundo. A gente já está consolidado, e a chance de se manter é muito grande”.  Em Tóquio 2020, o Brasil manteve a posição de 7º lugar no quadro de medalhas, a mesma obtida em Londres 2012, ambas com um alto desempenho. 



15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page