top of page

Diálogo com líderes indígenas prepara o Brasil para a COP 30


Acampamento Terra Livre reúne indígenas em Brasília, em 22 de Abril de 2024 - Foto: Fabio Rodrigues- Pozzebom/Agência Brasil O Ministério das Relações Exteriores do Brasil passou a buscar uma aproximação com lideranças indígenas, com o objetivo de discutir políticas ambientais. Essas ações serão objeto de debate no próximo ano, com a chegada da trigésima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 30.


Durante a última semana, o ministro Mauro Vieira recebeu, no Palácio Itamaraty, líderes da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), como parte das preparações para a conferência. Essa reunião ocorreu em meio ao Acampamento Terra Livre (ATL), o maior evento de mobilização indígena do país, realizado em Brasília. No encontro, temas como a participação dos indígenas em eventos internacionais, incluindo a COP 30, foram discutidos em detalhes. 


Também neste período de reflexões, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, participou do Fórum Permanente das Nações Unidas sobre questões dos povos originários, nos Estados Unidos, e defendeu a inclusão dessas populações nas negociações sobre políticas ambientais. De acordo com informações divulgadas pelo site do governo federal, Guajajara enfatizou a importância de ouvir e respeitar as comunidades indígenas, que frequentemente são afetadas por atividades industriais e de desenvolvimento. A ministra destacou também a necessidade de proteger os direitos e conhecimentos tradicionais, e de promover a colaboração internacional para garantir justiça ambiental.

 


39 visualizações1 comentário

1 commento


wfilho
13 mag

Matéria importantíssima e atual. Neste momento de tragédias climáticas fazer a COP 30 ouvir os povos indígenas é uma das poucas atitudes políticas de enfrentamento da destruição do que resta das florestas naturais no planeta.

Mi piace
bottom of page