top of page

Estudantes de jornalismo da FAPCOM lançam agência júnior Entre Focos

Atualizado: 4 de nov. de 2022

Por: Júlia de Cássia e Lívia Eduarda


Alunos da turmas 2022.1 e 2020.1 do curso de Jornalismo da FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação) inauguram amanhã, 04 de novembro, a agência júnior “Entre Focos”, concebida durante a oferta das disciplinas Reportagem Multimídia, Técnicas de Reportagem e Entrevista e Jornalismo Digital, ministradas pela professora Deisy Feitosa, também coordenadora do curso de Jornalismo da FAPCOM.


Turma de Jornalismo Fapcom 2020.1 (6º semestre) / Foto: Laisi Borges

A agência pretende gerar uma maior proximidade dos estudantes do curso ao mundo do trabalho, facilitar o início de experiências profissionais voltadas ao jornalismo e desenvolver conteúdos de interesse público que beneficiem a sociedade. Entre os serviços oferecidos pela Entre Focos, estão assessoria de imprensa, cobertura de eventos, gestão de mídias sociais e produção de conteúdos jornalísticos.


Carolina Lopes, uma das alunas que colaboraram com a criação da agência, fala como foi participar do processo e de suas expectativas: "Esse projeto deu muito trabalho, mas fizemos de corpo e alma. Ter a consciência que isso vai auxiliar jornalistas a entrarem no mundo do trabalho deixa a gente com a sensação de muito orgulho e de que valeu a pena. E agora com o lançamento da Entre Focos é só sucesso daqui pra frente".


Segundo a professora Deisy Feitosa, supervisora da agência Entre Focos, além da construção do projeto, os alunos do atual 6° semestre do curso de Jornalismo (turma 2020.1) inauguram a agência com uma série de reportagens, textos e postagens com foco em letramento político. Já os alunos do 2º semestre (turma 2022.1), contribuem com reportagens voltadas às eleições de 2022, com ênfase nas urnas eletrônicas, e com verificação de notícias que circularam durante a campanha eleitoral, através da agência de checagem Check Mate.


Turma de Jornalismo Fapcom 2022.1 (2º semestre) / Foto: Kevin Jones

Para a professora, o projeto é uma conquista coletiva, que se torna realidade graças ao empenho de muitas mãos, que também contaram com a coordenação geral do aluno Pedro Fecchio: "Estou muito feliz com o nascimento da Entre Focos para o mundo. Esse projeto, fruto do esforço coletivo, deixará um legado para o curso de Jornalismo da FAPCOM. Só posso dizer que me sinto muito orgulhosa e agradecida pelo fato dos alunos terem aceito prontamente participar de uma proposta em que todos só têm a ganhar e a aprender”, disse.


Para a aluna Júlia Brito, representante da turma do 2º semestre de Jornalismo, o projeto vai contribuir de forma significativa com o desenvolvimento profissional dos alunos. “A agência Entre Focos foi um projeto muito bem planejado e pensado, para que todos os atuais e futuros estudantes de jornalismo possam sentir, nem que seja minimamente, na prática como é fazer parte do mundo do trabalho. Estamos muito orgulhosos de tudo isso.”


Para Lívia Sodré, também aluna do 2º semestre, a agência fornece informações necessárias para formar opiniões e questionamentos. “O projeto é um aprendizado para os futuros jornalistas em formação. Até porque muitos alunos procuram experiências em estágios, mas, às vezes, não conseguem porque ainda não tiveram a oportunidade de experimentar o cotidiano da profissão.’’


Já de acordo com Karina Benevides, uma das editoras da Entre Focos e do projeto CheckMate, a experiência tem sido significativa para os alunos envolvidos: “Podemos ter a vivência de editar matérias, realizar entrevistas e ver todo o nosso trabalho publicado, além do aprendizado da manutenção do site e das redes sociais’’, pondera.

Para conhecer a agência e acompanhar as produções, basta acessar o site e as redes sociais nos endereços:

Instagram: entrefocosjr


Comments


bottom of page