top of page

FAPCOM recebe Sérgio Andreucci no LAB RP+ para discussão sobre gestão de riscos

Doutor em Ciências da Comunicação explica a aplicação do mecanismo na esfera da comunicação corporativa


Por Sofia Magalhães e Camilly Pinheiro


Na noite da última terça-feira (3), ocorreu a oitava edição do LAB RP+, evento organizado pelos alunos do curso de Relações Públicas da Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) que tratou sobre gestão de riscos e crises no ambiente corporativo. O encontro contou com a presença da Relações Públicas Wanessa Scabora, professora da instituição, com larga experiência em gestão comunicacional, e do doutor em Ciências da Comunicação Sérgio Andreucci, que atua na área há mais de 30 anos.

Sérgio é doutor em comunicação pela ECA-USP Foto: Monise Souza

Autor do livro Riscos de Comunicação - disponível no catálogo da biblioteca da Fapcom -, Andreucci relembrou sua trajetória de estagiário a diretor de equipes de Comunicação e Relações Públicas em empresas do setor de energia, destacando a importância dessa experiência para suas pesquisas de pós-graduação.


Sérgio defendeu que a ideia de que fazer a gestão das identidades das marcas e organizações é o primeiro passo para uma gestão de riscos efetiva sob o ponto de vista da Comunicação e das Relações Públicas.


O especialista também ressaltou a necessidade de coletar informações internas e conhecer as fraquezas e ameaças da empresa para a construção de uma estratégia de defesa do maior patrimônio de uma organização: sua reputação, especialmente em momentos de crise. “Você tem de se posicionar rapidamente”, disse o diretor da Andreucci Comunicação sobre o gerenciamento de crises, independentemente do ramo de atuação da empresa ou do tipo de problema que ela enfrenta.


O palestrante ainda enfatizou que as organizações que conhecem seus produtos realizam estudos e reconhecem defeitos, quando existentes, se destacam diante dos consumidores, que não se sentem enganados e aprovam a atenção dada pelas companhias. Ao discernir seus riscos, o tratamento é mais fácil e rápido, sinalizou.

O evento contou com a participação dos alunos de Relações Públicas e Jornalismo Fotos: Monise Souza

Para o especialista, o desafio para a comunicação corporativa é atuar de forma integrada para transmitir a mensagem de maneira estratégica, com o apoio de várias vertentes, como o jornalismo, para conseguir alcançar o público de forma unificada.


Aos alunos o especialista reforçou que o conhecimento é a principal fonte para conseguir solucionar todas as possíveis adversidades enfrentadas pelas companhias. Defendeu ainda que o conhecimento possibilita a construção de estratégias diferenciadas e que a atitude também é fundamental para realizar ações de comunicação em um universo cada vez mais diverso.

16 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page