top of page

Fortes chuvas que afetaram a região do ABC paralisam linhas da CPTM

Temporal causou alagamentos, induziu problemas na mobilidade e apresentou perigo para moradores


Por: Pedro Torres e José Emanuell

Novas pancadas de chuva estão previstas na região nesta terça-feira (1°) | Reprodução: X/moisesfeeh
Novas pancadas de chuva estão previstas na região nesta terça-feira (1°) | Reprodução: X/moisesfeeh

O serviço 710, que liga as linhas Turquesa e Rubi, teve os trechos mais afetados entre a estação Mauá e Utinga junto a Francisco Morato e Jundiaí. Na outra ponta do ramal, das quais as vias foram alagadas, os trens não puderam circular. 


As cidades mais afetadas foram Mauá e Santo André, que paralisaram desde às 14h50 e voltaram a partir das 19h30, normalizando totalmente por volta de 20h30. A estação de Santo André também enfrentou alagamento, dificultando a mobilidade urbana geral.


Vídeo captado por passageiro mostra linhas alagadas; após 5h, estação voltou ao estado normal de funcionamento | Reprodução: @jonataribastv/X

Durante a manhã desta terça-feira (1°), a estação de Santo André ainda apresentava instabilidade, com o trecho subterrâneo com diversas poças de água e goteiras que atrapalharam a mobilidade dos passageiros, além de a entrada estar fechada. Alternativamente, no trecho da superfície, a entrada da direita ao lado da principal foi liberada para atender a maior demanda de pessoas.


Em nota, a CPTM avisou que “a circulação da Linha 10-Turquesa da CPTM entrou em processo de normalização às 19h30 desta segunda-feira (31), após o escoamento das águas na região do ABC. O alagamento é resultado das fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana de São Paulo, que fez com que os trens não circulassem entre as estações Mauá e Utinga desde às 14h50. O serviço PAESE foi desativado.”

Comments


bottom of page