Greve da CPTM, prevista para quarta-feira (26), deve paralisar três linhas
- redacaoentrefocos
- 25 de mar.
- 2 min de leitura
Sindicato ligado ao transporte ferroviário paulista ainda realizará uma assembleia para confirmar paralisação
Por: José Emanuell e Pedro Torres

Está prevista para ocorrer nesta quarta-feira (26), uma greve executada pelo Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil, que afetará as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), deixando-as fora de atuação por tempo indeterminado. O principal motivo da paralisação se dá por conta do leilão da concessão do Lote Alto Tietê, que ocorrerá na próxima sexta-feira (28) e tem como principal pauta a privatização das linhas operadas pela estatal.
A interrupção do serviço impactará diretamente a população da Zona Leste e áreas do Alto Tietê da Região Metropolitana de São Paulo, que transportam, por dia, mais de 500 mil passageiros, forçando os usuários do transporte sobre trilhos a utilizar meios alternativos de locomoção por São Paulo.
CONFIRMADO? Tudo está sujeito a alterações, pois nesta terça-feira (25) o sindicato realizará uma nova assembleia dos funcionários na sede de seu sindicato para revisar se a greve está de acordo com seus planos de categoria e se a paralisação irá ocorrer, segundo os conformes anteriormente apresentados pelos grevistas.
Em entrevista à Folha de São Paulo, o secretário de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil, declarou em relação às motivações da greve: “Estamos pedindo para que o governo do estado cancele esse leilão, que chame a categoria para conversar, para a gente ver a melhor forma de não ter um transporte privatizado.”
Duas linhas de trens metropolitanos estão atualmente privatizadas, sendo elas, a Linha 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela concessionária ViaMobilidade. As outras linhas do sistema de transporte metropolitano seguem operando normalmente, incluindo as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa pertencentes a CPTM, das quais não aderiram à greve, juntamente das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Adicionalmente, nenhuma linha de metrô será afetada.
Comments