top of page

Jovens abandonam APPs de relacionamento

Uso dos aplicativos de relacionamento é mais popular entre pessoas mais velhas do que entre jovens

Reprodução Pexels


Estudos recentes revelam que a geração de jovens atuais (chamados de Geração Z) não gostam ou não se identificam com o uso de aplicativos de relacionamento, seja pelo fato de se tratar de um conhecimento muito superficial ou por simplesmente preferirem criar conexões pessoalmente. Segundo estudos da “Axios e Generation Lab”, cerca de 79% dos estudantes universitários preferem ter interações sociais presencialmente do que por meio de plataformas de relacionamento.

A estudante universitária Isabela Queiroz, de 19 anos, pensa que os jovens não têm paciência para conversar com estranhos e, por isso, não usam essas ferramentas.

“Acredito que apesar da popularidade dos aplicativos de relacionamento, a maior parte do público jovem tem medo e até um pouco de preguiça de manter uma conversa, por isso muitos acabam nem usando “ 

Um fator que pode contribuir para o abandono desses apps, para essa geração, é o uso das redes sociais para o flerte, já que se torna uma forma mais direta de encontrar um par romântico ou afetivo. Além disso, os jovens também recorrem a flertar por meio de apps que não são direcionados a esse propósito e sim a compartilhar gostos e hobbies, onde possam dividir um ou mais interesses em comum.  “No Instagram, por exemplo, é muito mais fácil criar conexões com outros, porque além de terem amigos em comum, as pessoas compartilham sua vida, e assim conseguem manter uma conversa mais natural”, exemplifica Isabela.

Por outro lado, as gerações mais velhas estão na contramão dessa tendência. Dona Elisabete, de 67 anos, é usuária de alguns deles como Badoo e Facebook Namoro, e diz ter entrado neles por influência de suas amigas e irmãs da mesma faixa etária.

“Eu estava viúva há algum tempo e procurava por uma companhia, uma pessoa pra conversar, não necessariamente alguém pra casar de novo, mas sim pra passar o tempo juntos. Vi algumas conhecidas conseguindo um parceiro e isso me incentivou a buscar também.”

A pandemia também teve um grande impacto no uso desses aplicativos. As gerações mais velhas tiveram que se adaptar ao mundo digital e consequentemente conheceram novas formas de se comunicar e encontrar pessoas. Além disso, com o aumento da população acima dos 50 anos, será cada vez mais comum que o público desses aplicativos tenha uma grande mudança na faixa etária dos usuários.


9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page