top of page

Mpox: OMS relata que 'não há motivo de alarde, mas sim de alerta'

Atualizado: há 1 dia

Com 836 casos confirmados ou prováveis no Brasil, o Ministério da Saúde reforça o alerta para a população


Por: Luiz Ottolini e Nathalia Oliveira


País já se aproxima do número de casos registrados da doença em 2023 | Foto: tashmetova808/Adobe Stock

O Ministério da Saúde elegeu como prioridade a atenção no controle da propagação do mpox no Brasil (doença causada pelo vírus mpox, popularmente conhecida como varíola do macaco). Após o alerta de Emergência de Saúde Pública Internacional, o órgão instalou o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE), focado na vigilância da propagação da doença. 


Na última terça-feira (27), o governo federal divulgou novos casos confirmados ou prováveis de mpox desde o início de 2024. Do total, 427 registros foram no Estado de São Paulo, 194 no Rio de Janeiro, 50 em Minas Gerais e 35 na Bahia. Não houve registros de mortes em decorrência da mpox no país até o momento e nem casos do novo subtipo do vírus, mas as autoridades de saúde reforçam os cuidados para a não disseminação da doença.


O ministério informou ainda que estão sendo enviados relatórios para a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), ligada à OMS (Organização Mundial da Saúde), e tem feito treinamentos para agentes e parceiros do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. Apesar de apresentar sinais de estabilidade e controle, é necessário manter um estado de alerta em relação ao vírus. Para isso, os sistemas de vigilância de casos e dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens), para coleta e execução de exames diagnósticos, estão trabalhando prontos para dar resposta à doença.


SINTOMAS - Segundo a Agência Brasil, os indícios da mpox podem se assemelhar ao da catapora (erupções cutâneas ou lesões na pele, cansaço, mal estar, dores de cabeça e febre) e podem deixar a população em dúvida em qual seria a doença. A diferença entre as doenças é perceptível nas feridas que são causadas na pele: na mpox elas aparecem todas de uma vez, já as feridas da catapora aparecem em “ondas”.



62 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page