No Brasil, Angelina Jolie visita aldeia indígena Piaraçu
- portalentrefocos
- 3 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 3 horas
Ex-embaixadora da Nações Unidas para Refugiado vivenciou um dia junto ao povo Kayapó, no Centro-Oeste do país
Por: Camila Casimiro e Isabela Koch
Com CNN

Estrela dos filmes “Sr. & Sra Smith”, “O Turista” e “Malévola”, a atriz norte-americana Angelina Jolie esteve nesta quarta-feira (02) na aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto-Jarina, no Mato Grosso, em encontro com o cacique Raoni, líder do povo Kayapó. Jolie é reconhecida mundialmente por dar visibilidade às pautas humanistas e sempre estar presente em eventos e causas de direitos humanos.
O povo Kayapó - conhecido por tradições como as plumárias (utilizadas em iniciações de rituais), costumes guerreiros e boa oratória -, se autodenomina “kabem mei” ou “aqueles que falam bem/bonito”. O líder da aldeia representa todo o povo da região do Xingu.
Durante o dia na aldeia, Jolie testemunhou toda a cultura e união entre os indígenas e a floresta, quando conversou com a coordenadora executiva do Instituto Raoni, Mayalú Txucarramãe, sobre a importância e fatores que englobam a comunidade.
“Nossa luta pela proteção do nosso território e cultura é diária e ficamos felizes em saber que cada vez mais pessoas se juntem a nós nessa luta”, declarou o Instituto em suas mídias sociais.
Desde 2001, quando ainda era embaixadora da Boa Vontade do ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), Jolie era presente em visitas humanitárias pelo mundo. Um dos mais marcantes foi pelos campos de refugiados em Serra Leoa, Tanzânia, Camboja e Paquistão. Mesmo com papel ativo em causas humanas, em 2022, a atriz deixou o cargo e passou a se dedicar a um conjunto mais amplo de questões humanitárias de direitos humanos.
Comments