top of page

Novo ciclo Aldir Blanc terá investimento federal de R$12 bi

Principal política de incentivo à cultura terá segundo ciclo a partir desta terça-feira (15)


Ministério da Cultura atualiza critérios para a solicitação e aplicação dos recursos neste novo ciclo | Instagram/secultamampa
Ministério da Cultura atualiza critérios para a solicitação e aplicação dos recursos neste novo ciclo | Instagram/secultamampa

Nesta segunda-feira (14), o governo federal inicia o segundo ciclo da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura), o anúncio da portaria foi publicada pelo Ministério da Cultura e estabelece as novas diretrizes integradas à política. As adesões para a solicitação dos recursos começam nesta terça-feira (15) e seguem até o dia 26 de maio. Neste período, os entes federativos precisarão elaborar o Plano de Ação Plurianual, na plataforma Transfere.gov, contendo cronogramas, metas e atividades culturais previstas.


Com o objetivo de fortalecer um sistema federativo de repasses dos recursos, a garantia de manutenção e o desenvolvimento dos projetos sociais nos estados, municípios e no Distrito Federal, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, comentou sobre a importância e melhoria da Lei. "O novo ciclo da Aldir Blanc representa um marco para o financiamento cultural, reafirmando o compromisso do Ministério da Cultura com investimento contínuos e a democratização do acesso à cultura em todos os níveis da federação".

Uma das principais exigências para este segundo ciclo é que os municípios, estados e DF, comprovem pelo menos 60% da execução dos recursos recebidos anteriormente, e destinarem verbas próprias à cultura para terem novos repasses, o ministério ressalta que essa requisição não se aplica ao ente federativo que está aderindo pela primeira vez, e aos municípios que reverteram os recursos para os respectivos estados no primeiro ciclo.


O Ministério da Cultura analisará os planos e posteriormente divulgará a lista dos entes que tiveram seus Planos de Ação autorizados. Já os federativos poderão acompanhar a situação na plataforma Transfere.gov.





2 Comments


Karen lara
Karen lara
há 3 dias

Parabéns, ótima matéria e muita clara as informações.

Like

raphaeldantas097
há 3 dias

Excelente matéria, parabéns Yasmin 👏🏼👏🏼

Like
bottom of page