top of page

O Córrego do Sapateiro e a sua importância socioambiental

As nascentes deste córrego alimentam três lagos do Parque Ibirapuera e deságua no Rio Pinheiros



(Fotos: Gabriel Florez – @florezdrone)


Revitalizado em 2021, o Córrego do Sapateiro, além de alimentar três lagos do Parque Ibirapuera e desaguar no Rio Pinheiros, possui aproximadamente 6.6 quilômetros de extensão e localiza-se em sua maior parte nos bairros do Ibirapuera, Vila Clementino, Vila Mariana e Itaim bibi na cidade de São Paulo.


A cidade de São Paulo possui, 186 bacias hidrográficas catalogadas na prefeitura, mas, ao longo dos anos, grande parte desses cursos d’água tiveram que dar lugar para o asfalto. No entanto, as nascentes aumentam a oferta de água, diminuem gastos financeiros com redes de tratamento e reduzem a incidência de problemas respiratórios graças a vegetação ao redor que leva umidade para o ar, resultando em temperaturas mais agradáveis para o ser humano, além de inúmeros outros benefícios.


As nascentes do Córrego do Sapateiro estão entre as 15 nascentes existentes no bairro da Vila Mariana.Os moradores da região podem contemplar esse achado natural na esquina entre as ruas Doutor Mário Cardim e Rio Grande, e próximo à esquina entre as ruas Botucatu e Marselhesa.

29 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page