top of page

Papa Francisco será sepultado neste sábado (26)

Cerimônia contará com a presença de líderes mundiais, dentre eles os presidentes Lula, Trump e Milei


Líder da Igreja Católica morreu aos 88 anos em decorrência de um AVC seguido de parada cardíaca | Reprodução: VaticanNews
Líder da Igreja Católica morreu aos 88 anos em decorrência de um AVC seguido de parada cardíaca | Reprodução: VaticanNews

O funeral do Papa Francisco será no próximo sábado (26), em frente à Basílica de São Pedro, no Vaticano. O ritual marca o início do novenário, os nove dias de luto para o papa. Enquanto o local do funeral foi decidido por cardeais, o espaço do enterro foi escolhido pelo próprio religioso em seu testamento e ocorrerá na Basílica de Santa Maria Maior, fora do Vaticano e de forma modesta.


"O túmulo deve ser no chão; simples, sem decoração especial e com uma única inscrição: Franciscus", declarou Papa Francisco em seu testamento divulgado pelo Vaticano.

O passo a passo da missa das exéquias do Papa Francisco, cerimônia seguida do sepultamento do clérigo, foi anunciada pelo Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano e é regido pelo documento de ritos funerários Ordo Exsequiarum Romani Pontificis.


Segundo o documento, nesta quarta-feria (23), às 9h (horário local), um momento de oração presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell dará início a condução do corpo do papa da Capela da Casa da Santa Marta até a Basílica de São Pedro, onde entrará pela porta central. Posteriormente, o cardeal começará a Liturgia da Palavra diante do Altar da Confissão que será finalizada com a abertura da visitação à urna mortuária de Francisco.


As exéquias serão finalizadas com os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, marcado por despedidas e a transferência do caixão do Papa até a Basílica de Santa Maria Maior para a realização do sepultamento.


Leia também:



Comments


bottom of page