top of page

Prazo para que adolescentes tirem o título de eleitor termina nesta quarta-feira (08)

Atualizado: 13 de jun.

A partir de 9 de maio, o cadastro eleitoral será encerrado.  O prazo para os eleitores do Rio Grande do Sul foi prolongado.


Foto: Divulgação Tribunal Superior Eleitoral (TSE)


Termina nesta quarta-feira (08), o prazo para tirar o título de eleitor. Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Brasil aumentou o número de cadastros eleitorais de adolescentes em 2024.

O avanço no registro eleitoral acontece após anos de queda na participação de jovens entre 16 e 17 anos. Em 2012, 42,3% dos adolescentes, o equivalente a quase 3 milhões, haviam feito o cadastro eleitoral. E em 2020, nas últimas eleições municipais, apenas 1 milhão de meninas e meninos fizeram o cadastro eleitoral, o equivalente a 15%.

Já neste ano, dados do TSE evidenciam um aumento no número de adolescentes cadastrados, cerca de 1,3 milhões até o final do mês de março. No entanto, ainda há oportunidade para incentivar o voto de jovens e aumentar o número de pessoas nessa faixa etária com título de eleitor.

Segundo Mário Volpi,  chefe de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes no Unicef, “é com o voto que as demandas da sociedade são escutadas pelos tomadores de decisão. E os adolescentes, que são tão impactados pelas decisões de prefeitos, prefeitas e vereadores quanto os adultos, não podem ficar fora deste momento”, afirma. A entrevista foi divulgada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), nesta segunda-feira (06).

Para tirar o título eleitoral, acesse o autoatendimento eleitoral Título Net ou procure o cartório eleitoral mais próximo. 


10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page