top of page

Previsão do clima no Rio Grande do Sul


Duda Fortes / Agência RBS


A tragédia no Rio Grande do Sul surpreendeu a todos por sua intensidade, mas já era esperada. A ciência alerta, há muito tempo, sobre o risco de eventos extremos, devido às mudanças climáticas, causadas pelo desmatamento e pela quantidade demasiada de gás carbônico presente na atmosfera. Agora, as previsões ganham ainda mais relevância para ações de prevenção.

Uma das maiores preocupações no Rio Grande do Sul é o aumento do nível dos rios. Mas, segundo a Defesa Civil, a previsão é de que chova menos nas cidades do sul gaúcho. A partir de amanhã (14), a temperatura vai baixar, com chance de geada no extremo sul do estado. As mínimas devem ficar entre 2ºC e 10ºC. 

Nesta semana, a preocupação maior deve ser destinada à faixa central e norte do Rio Grande do Sul e ao estado de Santa Catarina, onde o volume de chuva deve ser mais elevado. 

Até o final de maio, dias ensolarados e frio serão intercalados, mas a  chuva em cidades gaúchas continuarão, com persistência e volume parecidos com o que se observou até agora.  

Prevenir situações trágicas como a vivida atualmente no sul do país é uma tarefa complexa e que precisa ser realizada a médio e longo prazo. Entre as ações necessárias, é preciso criar estruturas para proteger as pessoas das áreas de risco, melhorar o saneamento básico, construir barreiras nas margens do rios, e principalmente, reduzir a produção de poluentes atmosféricos. 


10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page