Alunos relatam questões de interpretação de texto em quase todas as matérias; tema de redação abordou a valorização da herança africana no Brasil
Com Agência Brasil
No último domingo (03), aconteceu o primeiro dia de provas do Enem, as matérias foram linguagens e ciências humanas. O tema da redação desse ano foi "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil" e a taxa de abstenção dos estudantes sofreu uma queda de quase 2% em relação ao ano anterior.
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, os candidatos que se inscreveram no exame mas não apareceram, foi menor do que a do ano passado. A porcentagem de 2023 foi de 28,1%, enquanto em 2024 caiu para 26,6%.
Os alunos que fizeram a prova, acharam positivo o tema, como Camila Veriano, de 23 anos. “O tema de redação, eu achei muito bom, fácil, democrático e acho que todo mundo vai conseguir escrever sobre ele, porque dá margem para escrever sobre muita coisa, tem muito a ser falado sobre o tema”. O problema recorrente dos estudantes, continua sendo com os textos longos que a prova apresenta, consideram as questões de interpretação de texto, grandes demais para o tempo que é dado.
A prova contou com 45 questões de múltipla escolha de linguagens (sendo elas língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação), e 45 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), além da prova de redação.
O segundo dia de prova acontecerá no próximo domingo (10), com questões sobre ciências da natureza, matemática e suas tecnologias.
Comments