top of page

Como a prática de corrida pode aliviar o estresse e contribuir para a saúde mental

Segundo Fulvio Pires, educador físico e treinador, a prática esportiva torna a vida “mais leve e empolgante”


Por: Gleidson Forte Martins, Pedro Eugenio e Luis Felipe Ribeiro


Foto: Rosemary Ketchum/Pexels


Cada vez mais grupos de corrida ocupam parques e ruas na cidade de São Paulo. A prática esportiva pode contribuir para a saúde física e também ser uma grande aliada na prevenção e tratamento das pessoas que enfrentam problemas de saúde mental. Isso tem se agravado nos últimos anos, especialmente devido à pandemia de Covid-19. É o que indica o relatório publicado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em 17 de junho de 2022, ao mostrar que o número de casos de depressão e ansiedade aumentou em 25% desde o começo da pandemia.


Para o psicólogo Josué Paiva, o aumento está relacionado ao excesso do uso de tecnologias de comunicação e informação que “bombardeiam nossos cinco sentidos 24 horas por dia”. Por isso, para Paiva, o esporte é uma escolha eficaz no combate a essa realidade do mundo pós-moderno, pois contribui para que a pessoa tome uma maior consciência de si mesma e possa encontrar força e motivação para lidar com os desafios do cotidiano.


De acordo com o educador físico Fulvio Pires, a corrida torna a vida dos participantes "mais leve, animada e traz mais disposição”. Para ele, a prática também é uma oportunidade de interação social: “pessoas que não eram interativas passaram a ser através da prática, criando um elo de amizade entre os praticantes que antes eram mais reprimidos e mais tímidos”. Exemplo disso é a professora Marcia Helena da Silva, praticante de corrida em grupo, que, para ela, a rotina de treinos trouxe vários benefícios: "parei de fumar, a minha pressão arterial foi controlada, curei minha ansiedade e eliminei 20Kg de gordura corporal”, comemora.

36 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page