Rebeca Andrade é a primeira mulher brasileira a conquistar o 'Oscar do esporte'
- Ana Júlia Alencar e Maria Carvalho
- há 2 horas
- 2 min de leitura
Medalhista olímpica venceu na categoria Retorno do Ano, após superar três lesões graves na carreira
Com Agência Brasil

Nesta segunda-feira (21), a maior medalhista olímpica brasileira, a ginasta Rebeca Andrade, foi a primeira atleta mulher do país a vencer o Prêmio Laureus, o Oscar do esporte, criado há 25 anos. A premiação aconteceu em Madrid, na Espanha, com oito categorias, Rebeca concorreu na categoria Retorno do Ano, com outros cinco atletas. Entre os atletas indicados estavam o nadador norte-americano Caeleb Dressel; a nadadora australiana Ariarne Titmus; o piloto espanhol de motovelocidade Marc Márquez; a esquiadora suíça Lara Gu-Behami e o jogador indiano de críquete Rishabh Pant.
"Eu me sinto muito feliz e honrada por receber meu primeiro Laureus. Estou orgulhosa, me sinto abençoada pela equipe que tenho e pela família que eu tenho. Eles acreditaram em mim mesmo quando eu não acreditava" - Rebeca Andrade
Rebeca foi nomeada após conquistar quatro medalhas nas Olímpiadas de Paris (um ouro, duas pratas e um bronze), a jornada olímpica foi marcada após a ginasta superar três lesões de LCA (ligamento cruzado anterior) no mesmo joelho e até cogitou em desistir da carreira. Durante a comemoração, ela relatou o apoio e a importância de sua psicóloga na recuperação das lesões “Hoje em especial quero agradecer a minha psicóloga, Aline, uma peça essencial não somente pelos resultados na carreira esportiva, mas na minha construção como pessoa. Obrigado por todo cuidado, amor e pelo excelente trabalho que fazemos juntas”, declarou em suas mídias sociais.
HOMENS VENCEDORES - Antes da atleta, apenas três homens brasileiros conquistaram o Laureus. O jogador de futebol Ronaldo Fenômeno, também ganhou na categoria Retorno do Ano, em 2003, três anos depois de sua lesão no joelho, conquistando o pentacampeonato mundial em 2002. O nadador Daniel Dias foi eleito o melhor atleta em três edições (2009, 2013 e 2016) e o skatista Bob Burnquist foi vencedor da categoria de melhor atleta em esportes de ação em 2022.
Comments