top of page

Reflexos da tragédia: são 147 mortes e 127 desaparecidos

O último balanço da defesa civil atualizou o número total de desabrigados, que chega a 538.241

(Créditos: Deriva Jornalismo)

Nesta segunda-feira (13), a Defesa Civil registrou aumento nos números de vítimas e desaparecidos em decorrência das enchentes no Rio Grande do Sul. 447 municípios foram afetados e, em números gerais, são 2.115.703 pessoas afetadas, 127 desaparecidos e 147 mortos.

Os dados apontam um aumento de duas mortes, mas representam uma diminuição no número de desaparecidos, que estava em 132 no último balanço, divulgado ontem (12). O número de desabrigados também recuou em 502, e iniciou o dia em 538.241.

Um grande problema durante os resgates foi a pressa em resgatar as crianças antes dos adultos, o que causou a separação dos menores de seus responsáveis. Foram, pelo menos, 339 menores desacompanhados. Destes, há a confirmação de que 264 já estão com suas famílias.

Os responsáveis pelo abrigo dos menores afirmam que isso não significa que 75 ainda estão separados dos responsáveis. Isso porque alguns pais reencontram os filhos e não avisam, além de situações em que dois familiares buscam pela mesma criança, sem conseguir se comunicar.

A Defesa Civil gaúcha emitiu um alerta de novas cheias do Lago Guaíba. A estimativa é de  que atinja o maior nível desde o início das enchentes, ultrapassando cinco metros e meio. As autoridades orientam a quem estiver em áreas com histórico de cheias para que deixem o local com antecedência.



12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page