top of page

Setembro Amarelo: prevenção e conscientização sobre aumento de suicídios

"Se precisar, peça ajuda!" é o lema de 2024, cujo objetivo é reduzir a taxa de casos


10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio/Divulgação/Conselho Federal de Odontologia

O mês de setembro é dedicado à campanha de prevenção ao suicidio. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior ação anti-estigma do mundo. Neste ano, o lema é “Se precisar, peça ajuda!", cujo objetivo é reduzir a taxa de suicídio que aumentou cerca de 6% entre os jovens no Brasil, no período de 2011 a 2022, segundo o estudo recém publicado na The Lancet Regional Health - Americas.


A mídia não divulga casos de suícidio explicitamente somente modos de prevenção e conscientização, pois pode acontecer o Efeito Werther, que é quando ocorre um aumento de números de suicídios depois de um caso amplamente divulgado, segundo o pesquisador David Phillips.


Para a especialista Karen Scavacini, a maior probabilidade de ocorrer o suicídio por imitação é quando há uma identificação um personagem, uma pessoa pública ou até mesmo um colega de escola. “Também depende de como é retratado na mídia, se for muito romantizado, trouxer informações simplistas ou dizer que a pessoa encontrou paz", exemplifica.


MEDIDAS - As principais medidas de prevenção ao suicídio baseadas em evidências incluem a restrição do acesso a meios para o suicídio (por exemplo, armas de fogo, pesticidas, etc.), políticas de saúde mental e redução do álcool e a cobertura responsável da mídia sobre o suicídio. Além disso, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda também o acompanhamento psicológico.


Além disso, o mês de setembro é destinado a campanha do Setembro púrpura.


12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page