top of page

Telecomunicação é restabelecida no RS, mas população enfrenta problemas

Ministério das Comunicações realizou força-tarefa, mas três cidades ainda estão sem serviço

Foto: Casas inundadas na cidade de Encantado, no Rio Grande do Sul. (Reprodução: REUTERS/Diego Vara)


As enchentes no Rio Grande do Sul fizeram com que 344 municípios do estado enfrentassem falta parcial ou total nos serviços de telecomunicação. O Ministério das Comunicações organizou uma força-tarefa para garantir o restabelecimento, e apenas três cidades ainda não tiveram a comunicação plenamente fornecida.

Com a falta dos meios de transmissão, as pessoas em situação de risco enfrentam mais problemas, já que isso dificulta o resgate e a comunicação entre familiares. Em meio a isso, o rádio de pilha se tornou uma importante alternativa para cidadãos ilhados pela água ou pela falta de sinal.

Através das 53 antenas de energia disponibilizadas pelo Ministério das Comunicações, foi possível retomar alguns serviços públicos como os hospitais de campanha, equipes de resgate, centros de Comando de Crise, abrigos, etc. Além disso, as operadoras TIM, Vivo e Claro oferecem pacotes de internet grátis para clientes e também permitiram que usuários de outras empresas se conectem gratuitamente através do roaming. Na mesma linha, o bilionário Elon Musk doou mil antenas de internet, via satélite através da Starlink. A proposta é minimizar os impactos causados pelo desastre.


9 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page