top of page

Eleições municipais: relembre as últimas corridas eleitorais de São Paulo

Atualizado: 12 de abr.

O último pleito, em 2020 terminou com a vitória de Bruno Covas, mantendo o PSDB no poder da prefeitura


(Foto: Werther Santana/Estadão)


As eleições municipais de 2020 ficaram marcadas por algo atípico, a pandemia de COVID-19, que sem dúvidas dificultou o processo eleitoral e toda a campanha dos candidatos. Fez com que muitas pessoas não saíssem de casa para exercer sua cidadania. Essa eleição apresentou uma nova geração de candidatos, sendo os principais, Bruno Covas (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Márcio França (PSB) e Joice Hasselmann (PSL).


Bruno Covas, que assumiu o cargo de prefeito em 2018 após a renúncia de João Doria para concorrer ao cargo de governador do Estado de São Paulo, foi eleito no segundo turno. A sua campanha centrou-se na continuidade das políticas públicas e na abordagem dos desafios colocados pela pandemia, destacados pela sua liderança durante a crise sanitária. Lamentavelmente, em 16 de Maio de 2021, Bruno Covas faleceu devido a um câncer no sistema digestivo com metástase nos ossos e no fígado, o qual lutava contra desde 2019. Sendo assim, seu vice, Ricardo Nunes, assumiu o cargo de prefeito de São Paulo, pelo qual briga pela eleição neste ano.


As eleições municipais de São Paulo de 2016 foram caracterizadas por um clima político intenso. Vários candidatos concorreram à prefeitura, incluindo João Doria (PSDB), Fernando Haddad (PT) e Marta Suplicy (PMDB). João Doria, empresário e político do PSDB, teve sua campanha focada na promessa de soluções para os problemas crônicos da cidade, como transporte público e segurança. Sua vitória sinalizou uma mudança na liderança da maior cidade do Brasil. Entretanto, ficou apenas dois anos no cargo, já que decidiu renunciá-lo em 2018, quando se candidatou a governador do estado, e venceu.


O curioso é que os últimos dois prefeitos da maior cidade do nosso país, não cumpriram seus mandatos. Ambas as eleições refletiram a complexidade e a diversidade da cidade, com os eleitores à procura de líderes que pudessem enfrentar os desafios urbanos e sociais de São Paulo.




47 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page