top of page

Virada Cultural: Shows que não podem ficar longe do seu radar

Além dos grandes nomes do mundo da música, a Virada Cultural deste ano tem muitos shows de artistas que talvez você não conheça, mas valem muito a pena.


(Heliópolis receberá palcos da Virada Cultural de SP novamente neste ano Imagem: André Porto / UOL).



Com 22 palcos, 57 expressões musicais e muita cultura, a edição do ano de 2024 da Virada Cultural promete muita emoção nos dias 18 e 19 de maio. Grandes nomes da música como Gloria Groove, Joelma, Léo Santana e Projota já tem presença confirmada nos shows, e com isso, uma grande legião de fãs prontos para lotar todos os espaços. Mas além desses grandes artistas, o evento conta com muitos outros shows incríveis que não podem passar despercebidos. Confira alguns desses artistas que fazem jus ao título de cantor:


AJULIACOSTA

(Júlia Costa. Foto: CCSP.)

“Cria” de Mogi das Cruzes–SP, Júlia Costa é um dos grandes nomes do cenário do rap nacional. Ela tem uma autenticidade e força muito grande em suas composições, apresentando situações do dia-a-dia que trazem uma proximidade notável ao público. É muito fácil se identificar com o que ela canta.


Sua carreira na música começou cedo. Aos doze anos, Júlia já frequentava batalhas de rima no centro de Mogi. Logo foi notando a habilidade na escrita de músicas, e aos quatorze anos de idade, entrou no grupo "Mistura de Fatos". A ascensão na indústria começou no ano de 2022, com o lançamento do EP “AJU”, e uma aparição no festival de rap Cena 2K22.


O show da rapper será realizado na arena do Vale do Anhangabaú, no palco São João, no dia 18 (Sábado), às 21:30.


ÀTTØØXXÁ & KAROL CONKÁ

(ÀTTØØXXÁ/Divulgação.)

A banda ÀTTØØXXÁ integra elementos da música eletrônica e dubstep com ritmos tradicionais brasileiros como o samba e o funk. O resultado é uma música energizante, que impede qualquer um de ficar parado. Rafa Dias, ou RDD, produtor principal e líder do projeto, procura amplificar as vozes do gueto com uma composição bastante única e diversificada.


ÀTTØØXXÁ surge em 2015 com produções bastante experimentais. No mesmo ano, com o lançamento dos dois primeiros EPs, a banda alcançou mais de cem mil plays no SoundCloud. No ano seguinte, lançaram o primeiro álbum de estúdio, “É F*DA P*RRA”, mas o reconhecimento veio no segundo álbum de estúdio, “BLVCK BVNG”. a)s performances do disco chamaram a atenção da crítica por ser frenético e sem pausas. RDD também co-produziu o single “Me gusta” da cantora Anitta, música que conta com a participação de Cardi B e foi um sucesso estrondoso internacionalmente.


A banda irá se apresentar no palco São João no Vale do Anhangabaú, o mesmo espaço da Ajuliacosta, dividindo o palco com Karol Conká. A artista é conhecida por bastante parte do público pela sua participação no BBB 21, porém Karol tem uma carreira longa com a música que explora gêneros como rap-pop, hip-hop e trap.



(Lana Pinho / Divulgação.)


Iniciou nos anos 2000 com o grupo Agamenon, juntamente de MC Cadelis e o Cilho. 

Com o nascimento do filho ela colocou a carreira em pausa, voltando somente em 2011 com um EP, e no próximo ano lançou o primeiro álbum de estúdio “Batuk Freak”. O maior reconhecimento da carreira com certeza é o single “Tombei”, lançado em 2014 e que ressurgiu na internet em 2021 com a participação da cantora no Big Brother Brasil. Em 2022 “Urucum” foi lançado, produzido inteiramente por RDD. É essa parceira que justifica ÀTTØØXXÁ e a “mamacita” juntos.  



VANESSA DA MATA

(Vanessa da mata/Divulgação.)


Talvez o nome mais conhecido entre os artistas citados, Vanessa da Mata tem um timbre incrível e músicas inesquecíveis. A cantora comemora longos 20 anos de carreira com a turnê “Vem Doce”, desembarcando no palco da virada.  


Vanessa começou a carreira, nos anos 90, cantando em bares de Uberlândia, lugar que se mudou com o intuito de estudar para o vestibular de medicina. Em 1993 ela chega na cidade paulistana e nos próximos anos junta-se a várias bandas até, em 1995, começar a compor com Chico César para artistas como Maria Bethânia e Caetano Veloso. O primeiro álbum, autointitulado “Vanessa da Mata”, só foi lançado em 2002, dando início de fato a carreira solo. Uma carreira composta de vários sucessos como “Ai, Ai, Ai…”, a música mais tocada nas rádios em 2006, e “Boa Sorte/Good Luck”, que foi a música mais escutada do ano de 2007 no Brasil e Portugal, teve também muito sucesso no resto da Europa. 


Ela se apresenta na Arena Butantã, no palco Butantã, às 21h.  








 


9 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page